Notícias

Construção civil tem melhor outubro dos últimos 10 anos em Umuarama

  • Assessoria/PMU
  • 18 de nov. de 2020
Construção civil tem melhor outubro dos últimos 10 anos em Umuarama

Com o recorde na aprovação de projetos para construções em outubro de 2020, a média mensal deste ano já supera em mais de 2 mil m² a média registrada no ano passado em Umuarama. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, o mês passado registrou a liberação de 46.591,24 m² de obras, que estão movimentando o setor de construção civil, gerando empregos e aquecendo o comércio de materiais básicos, tintas, pisos e revestimentos, acessórios e também serralherias, madeireiras e outros setores afins.

No acumulado do ano, apesar da pandemia de coronavírus – que afetou seriamente a economia a partir de março –, Umuarama já soma 228,8 mil m². “Como esse total representa obras aprovadas num período de 10 meses, a nossa média mensal hoje é de 22,8 mil m² por mês, enquanto no ano passado essa mesma média ficou em 20,8 mil m². Se os meses de novembro e dezembro confirmarem essa tendência, teremos um ótimo resultado na construção civil apesar dos desafios e dificuldades que enfrentamos ao longo do ano”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

O volume de projetos aprovados no mês passado foi o maior dos últimos 10 anos para outubro e o melhor resultado desde setembro de 2014, quando a cidade teve o melhor desempenho mensal (94,4 mil m²) desde que foi iniciado o acompanhamento pela Diretoria Municipal de Planejamento Urbano.

“Notamos grandes oscilações ao longo do ano, por conta dos imprevistos na área de saúde e das medidas restritivas tomadas para evitar o contágio da Covid-19. Mas os meses ‘bons’ mostram que a população está confiante e aprovando projetos para construção da casa própria, obras de reforma e ampliação, e também os investidores e empreendedores têm acreditado na cidade e protocolado projetos de grande porte na área residencial e comercial”, ponderou o secretário municipal de Obras, Isamu Oshima.

De acordo com o secretário, “podemos esperar que 2020 terá um desempenho surpreendente num setor importante que é a construção civil”, disse, lembrando que os bons resultados deste setor movimentam outras áreas comerciais de grande peso na economia, como móveis e eletrodomésticos, ajudando a gerar emprego e renda em diversos segmentos.

Imobiliária
Anuncie seus imóveis aqui!