Notícias

Confira os principais erros na hora de financiar um imóvel 

  • Heloiza Vieira
  • 16 de set. de 2019
Confira os principais erros na hora de financiar um imóvel 

Quem está cogitando financiar um imóvel teve excelentes notícias no primeiro semestre do ano. Depois de enfrentar uma de suas maiores crises, o mercado imobiliário recebeu anúncios de redução de juros, abertura de financiamentos bancários e o lançamento de novos produtos para variadas classes econômicas. 

A expectativa de retomada do crescimento que já era boa se tornou ainda melhor. Mas quais erros podem tornar um financiamento imobiliário uma grande cilada? 

1 - Falta de planejamento 

Independente do tipo de imóvel, o financiamento envolve uma grande quantia em dinheiro. Portanto, é fundamental um planejamento antes de fechar o negócio. Por meio dele é possível conhecer as próprias finanças e determinar se o financiamento caberá no bolso. O ideal é que o valor da parcela não comprometa mais do que 30% da renda familiar. 

2 – Não considerar custas adicionais 

Um erro bastante comum é não considerar todos os custos que envolvem a aquisição de um imóvel. Custas cartorárias, emissão de certidões, emolumentos, ITBI (imposto sobre transmissão de bens imóveis) precisam entrar na conta. 

3 - Desconhecer as opções de financiamento 

Como qualquer produto disponível no mercado, há diversas opções de financiamento imobiliário em instituições bancárias. Por isso é preciso pesquisar, buscar melhores condições e prazos de pagamento. 

4 - Não verificar a documentação 

O financiamento imobiliário é burocrático, pode ser demorado, mas requer muita atenção. É preciso verificar toda a documentação, os prazos de entrega, regras do contrato, direitos, deveres e taxas da dívida para evitar uma dor de cabeça no futuro.

5- Falta de ajuda especializada

A assessoria no processo de financiamento de imóveis pode facilitar todo esse processo e tornar o trâmite muito mais fácil. Um especialista na área pode auxiliar desde a escolha do imóvel, a negociação e facilitar a burocracia.

Imobiliária
Anuncie seus imóveis aqui!