Área restrita para imobiliárias

login

Taxa de Juros: novo cenário e perspectivas em relação a investimento em Imóveis

  • Marcos Willens
  • 16 de ago de 2019 08:42
Taxa de Juros: novo cenário e perspectivas em relação a investimento em Imóveis

Você já deve ter escutado algo sobre o novo patamar da taxa básica de juros (Selic), nos noticiários nos últimos dias. A taxa SELIC tem impacto direto no resultado dos investimentos, em especial aqueles do segmento renda fixa, quando de sua diminuição espera-se que aumente o consumo, pois diminui a atratividade dos investimentos em aplicações financeiras como poupança, CBD, fundos ou outras modalidades de investimentos oferecidos por bancos ou corretoras.

O fato é que estamos adentrando em terreno nunca antes explorado em termos de política monetária, com SELIC extremamente reduzida. No final de julho o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o COPOM, decidiu por unanimidade reduzir a SELIC para 6% nível que deverá sofrer novas alterações até o encerramento do ano. Os agentes de mercado, projetam SELIC em 5% para o final de 2021.

Vale destacar que em um passado não muito distante a mesma taxa básica de juros da economia estava fixada em expressivos 14,25%. Esse era um outro momento de Brasil, no qual se por um lado esse número trazia certo conforto aos investidores de renda fixa, por outro, demonstrava o elevado grau de incertezas sobre os rumos da inflação, da economia e do endividamento público. 

No atual cenário, o avanço da reforma da previdência – considerada pelo mercado como principal vetor de alívio fiscal para o país – somado às projeções de inflação relevantemente controladas, se refletem no movimento de queda das taxas de juros.

Entendo que quando abordamos investimento em imóveis, geralmente estamos tratando de um risco menor de perda de capital e com isso uma expectativa de prêmio pequena, porém se considerarmos as boas expectativas do mercado imobiliário de Umuarama, atrelada à evolução da confiança no país e aumento do emprego, quem investir em imóveis em nossa cidade ou região estará bem propenso a ter seu capital aumentado devido à valorização imobiliária, que deverá alcançar níveis superiores as aplicações tradicionais de renda fixa.

O acompanhamento das mudanças no mercado permite a leitura apurada dos desafios e também das oportunidades que essas mudanças promovem. Entenda o mercado e acredite no segmento imobiliário de Umuarama, com certeza vale a pena investir aqui!

Sobre o Autor

Marcos Willens Araújo é formado em ciências contábeis, graduando em ciências políticas, pós-graduado em Marketing e Finanças, Certificado pela ANBIMA CPA20 e pela ABECIP CA600, atua como bancário.

Buscar

Faça uma pesquisa mais detalhada neste campo de pesquisa abaixo!

Colunistas

Colunas

Favoritos (0)